Preço pelo qual os bancos emprestam dinheiro aos seus clientes.
Contribuições especiais entregues ao município devidas pela realização de serviços ou de infra-estruturas urbanísticas (Lei nº 1/87 de 6.1).
Madeira, com cor que varia de amarelo-palha a castanho, proveniente de uma árvore da família das verbenáceas, muito apreciada para construção civil e naval e para decoração pelas suas propriedades (aromática, moderadamente dura e pesada, pouco retráctil e muito durável).
Elemento construtivo que delimita por um espaço coberto (divisão de uma casa, apartamento, ou edifício em geral).
Peça de cerâmica, ardósia, metal, madeira ou vidro, utilizada no fabrico de um telhado. Existem vários tipos de telha, sendo as mais usadas os de Marselha, de canudo, canal ou meia-cana, flamenga, de ponta e de aba e canudo.
Cobertura de um edifício, construída por telhas. Há vários tipos de telhado, de acordo com a geometria da planta do edifício que cobre ou a vontade do projectista e do dono da obra. Consoante o número de planos que constituem um telhado, assim são designados: de uma água, de duas águas, etc.
Conjunto de disposições construtivas e gama de materiais que se aplicam a construção dos edifícios para garantir o conforto térmico dos seus compartimentos interiores. Isolando-os da acção climática.
Pavimento descoberto sobre um edifício ou ao nível de um andar. Eirado. No caso de construção de varandas, terraços, eirados ou obras semelhantes, quando sejam servidos de parapeitos de altura inferior a metro e meio em toda a sua extensão ou parte dela, tem de existir uma distância para o prédio vizinho de metro e meio (art.º 1360º CC).
Diz-se de um pavimento que fica ao nível do solo. Pavimento que não tem soalho.
Designação genérica de elementos cerâmicos de acabamento, normalmente de pavimentos, de forma quadrado ou rectangular
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |