Toldo. Espécie de alpendre ou corpo saliente de um edifício, vedado e coberto, para abrigo.
O exercício da actividade da mediação imobiliária é regulado pelo DL n.º 211/2004 de 20 de Agosto e posteriores portarias. Segundo este diploma, estende-se por mediação imobiliária a actividade comercial em que, por contrato, a entidade mediadora se obriga a conseguir interessados para a compra e venda de bens imobiliários, para o seu arrendamento, permuta, trespasse ou cessão de posição contratual (constituição de quaisquer direitos reais sobre os mesmos). O exercício da actividade imobiliária apenas pode ser afectado por quem tenha sido licenciado pelo IMOPPI. As entidades licenciadas são obrigadas a utilizar, em complemento do seu nome, o designativo de sociedade de mediação imobiliária. Deverão também ter no local de atendimento um livro de reclamações para os utilizadores, obrigando-se a dar conhecimento ao IMOPPI e ao Instituto do Consumidor.
Situação que reúne compradores e vendedores de bens e serviços imobiliários, em suficiente número para permitir uma comparação de preços e qualidade gerando, assim o fluxo de informação necessária ao eficaz funcionamento das forças da oferta e da procura.
Habitação unifamiliar que pode ter de um a quatro pisos, com lote próprio, com ou sem logradouro. O mesmo que vivenda.
Transportes de móveis e outros equipamentos (domésticos, de escritório, etc.), de um sítio para outro. Nos grandes centros urbanos, existem empresas com pessoal especializado em mudanças que desmontam, embalam, armazenam, carregam, transportam e descarregam dentro do país e fora dele, em segurança e com seguro, móveis e equipamentos.
O Balcão é vulgarmente conhecido por Varanda (Ver Varanda). O elemento que os distingue consiste nas delimitações de cada um deles. Em ambos se acede por uma janela de sacada ou porta, contudo o Balcão apenas tem a largura do elemento que nos permite aceder a ele. Por outro lado, a Varanda é mais larga que a janela de sacada ou porta de acesso.
Todo o trabalho de execução de uma construção. Edifício em construção. Qualquer tipo de trabalho que requeira alvenarias.
Depende intimamente do local de intervenção. O arquitecto é chamado a escolher o melhor posicionamento das habitações no terreno segundo a exposição mais favorável a uma boa performance ambiental/energética do edifício. Outros factores determinantes na orientação das habitações, a ter em conta na sua concepção, são os ventos dominantes e a morfologia do terreno que têm implicações directas na escolha da solução estrutural, bem como a existência de vistas com valor paisagístico, das quais se pode tirar partido. A orientação das habitações tem uma importância fundamental nas civilizações orientais, nomeadamente na chinesa. Os chineses guiam-se por regras numerosas e complexas que presidem a escolha de um local para implantar qualquer tipo de edifício. Os geomânicos, versados no Fengshui (literalmente vento e águas) são os encarregados de determinar se a natureza do terreno, a configuração do solo, a disposição das árvores, das rochas e das águas da região, são favoráveis aos espíritos fastos e capazes de afugentar os espíritos nefastos.
Pessoa ou entidade que celebra um contrato, assinando o respectivo clausulado.
Regime das taxas e encargos diversos que incidem sobre a habitação, nomeadamente sobre os alvarás, escrituras, registos, esgotos, água, vistorias, encargos notariais, etc.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |