casas para venda

Glossário

Página Inicial » Glossário

CEI - BOIS (Confederação Europeia das Indústrias da Madeira)

Organismo europeu, criado em 1952, junto da OCDE, que dispõe de uma comissão executiva a nível da CE, desde 1958, com sede em Paris, para representação das empresas de indústria de madeira.

Celeiro

Edifício ou dependência destinados a arrecadação de cereais e outros produtos agrícolas secos. A construção deve garantir boas condições de arejamento, de relação termo-higrométrica dentro dos parâmetros que impeçam a germinação, apodrecimento e o ataque ou aparecimento de roedores, insectos e outros parasitas, quer vegetais, quer animais.

CEM (College of Estate Management)

Instituição independente, sediada no campus da Universidade de Reading (Reino Unido), reputada como a melhor escola da Europa no âmbito do ensino superior do imobiliário.

Cemitério

Local destinado à inumanação de cadáveres. Deriva da palavra grega que significa dormitório (local onde se repousam os mortos). A designação deve-se aos cristãos de Antioquia e testemunha o dogma da ressureição da carne.

CENFIC (Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras

Centro criado em 1984, em Lisboa, com vista à formação de gestores, quadros, superiores e médios, e operários da construção civil.

Centralidade urbana

Conjunto de características inerentes às zonas centrais das cidades, por relação com as suas periferias. A existência desta dicotomia entre centralidade e periferia nas cidades deve-se ao modo como se processou o crescimento urbano da generalidade das cidades e, nomeadamente, à estrutura de mobilidade nelas existente.

Centro

Ponto situado a igual distância de todos os pontos de uma circuferência ou esfera. Na ordem urbana, ponto de atracção.

Centro comercial

Quando usado de uma forma correcta e seguindo a definição estabelecida pelo Comunity Builder Council to Urban Land Institute dos Estados Unidos, este termo significa um grupo arquitectonicamente unificado de estabelecimentos comerciais, edificados num local planeado, promovido, detido e gerido como uma unidade operacional, relacionando-se, quanto à sua localização, dimensão e tipo de lojas que o constituem, com a zona de influência comercial em que se integra. O centro providenciará parqueamento no local, no respeito de regras estritas existentes entre o número de lugares providenciados e o tipo e dimensão das lojas que o compõem.

Centros Antigos Urbanos

Áreas e núcleos históricos das cidades, classificados caso a caso pelo governo, com vista a beneficiarem das medidas cautelares de segurança contra os risco de incêndio, de forma a possibilitar a evacuação dos edifícios e a facilitar a intervenção dos bombeiros (D.L. 426/89).

Centros Históricos

Zonas centrais mais antigas dos aglomerados urbanos, cuja malha urbanística e pelo menos parte significativa das edificações, remontam às fases iniciais do seu processo de crescimento urbano, o que lhes confere um consensual estatuto de historicidade e como tal de património da história mais remota e da identidade dos respectivos aglomerados urbanos em que se inserem.

1...201202203204205206207208209210...428
Imóveis
Arrendamento e Férias
Escritórios e Lojas
Armazéns e Lotes Industriais
Imóveis para Rendimento
Quem somos
Parceiros
Contacte-nos
 
Empreendimentos
Casas para Venda
Imóveis para Rendimento
Casa Express Tv
Agentes Imobiliários
Software de Gestão Imobiliária e CRM
Notícias
Glossário
CasaExpress ©2025. Todos os direitos reservados
Termos de uso
Declaração de privacidade
Copyright
Siga-nos no
Facebook CasaExpress