Texto de principíos genéricos sobre o ordenamento do território, adoptado pela Conferência de Ministros para o Ordenamento do Território do Conselho da Europa, em 1984. Os dois princpíos fundamentais são o de que o ordenamento do território é a tradução espacial das politicas económicas, social, cultural e ecológica da sociedade; e o de que o ordenamento do território é uma disciplina científica, uma técnica administrativa e uma política que se desenvolve numa perspectiva interdisciplinar e integrada, tendente ao desenvolvimento equilibrado das regiões e à organização física do espaço segundo uma estratégia de conjunto.
Documento assinado pelo Cardeal-Patriarca por ocasião do Primeiro Domingo do Advento, em 2 de Dezembro de 1984, no qual D. António Ribeiro expôs a posição da Igreja de Lisboa sobre o problema da habitação e urbanismo, nomeadamente em relação às carências habitacionais, à habitação clandestina, aos bairros de lata, à qualidade da habitação e às deficiências na sua implantação urbanística.
Designação abreviada por que é conhecida a Carta Comunitária dos Direitos Sociais dos Trabalhadores na UE, adoptada em Dezembro de 1989, onde estão consignados os direitos fundamentais de que gozam os trabalhadores na Europa.
Neste âmbito, serão representações gráficas de um conjunto de fenómenos organizados e classificados, que, hoje em dia, podem ter por suporte papel, filmes plásticos e/ou meios informáticos que, para expor essa informação, utilizarão papel simples ou fotográfico, o vídeo, ou ecrãs de televisão ou de cristais liquídos.
Quando a informação em questão é de natureza geográfica, ou seja, relativa à ciência que estuda os fenómenos teerrestres e da acção do homem sobre a terra. Ver cartas.
Quando a informação em questão é natureza geológica, ou seja, relativa à ciência que estuda a constituição, natureza e evolução da crosta terrestre. Ver cartas.
Quando a informação em questão tem a ver com a ciência que estuda a natureza e ocorrência de sismos. Ver cartas.
Stock de terrenos eventualmente detido por promotores de habitação e também por alguns investidores imobiliários com vista ao desenvolvimento de futuros projectos.
Técnica e arte de fazer cartas geográficas. Conjunto de cartas geográficas referentes a um tema, questão ou problema.
Processo gráfico de representar, num sector de um mapa ou de uma carta, os dados característicos correspondentes à área considerada.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |