Pequena coluna ou pilar de pedra, madeira, metal ou cerâmica, utilizado nas balaustradas. Compõe-se de pedestal, fuste e capitel. Pode apresentar formas diversas.
Plataforma que se projecta da fachada de um edifício, ao nível do pavimento dos pisos, geralmente sustentada por colunas, cachorros ou mísulas, guarnecida de balaustrada ou grade.
Elemento de pano ou outro material destinado a servir de cúpula a um altar, nicho, trono, túmulo ou estátua. Pode ser um pano de seda, veludo ou ricamente bordado assente em varas de madeira ou metal, uma espécie de tecto sustentado por colunas, ou ainda um pavilhão, geralmente de planta quadrada, que cobria o altar nas antigas basílicas.
Terrenos incultos que, em meio rural, são de acesso público, sendo incerto o seu estatuto de propriedade, servindo, entretanto, de apoio à população mais necessitada que neles se abastecia de lenha, pasto para o gado, caça e outros bens de livre acesso. Foram frequentemente a causa de rebeliões e disputas quando as autoridades reclamavam a sua posse.
Contrução alta sustentada por muralhas ou terra batida, com faces e flancos de defesa; fortaleza.
Parte superior de portas ou janelas, geralmente fixa, em painel ou caixilho, quando envidraçado.
Parte de uma viga que resiste principalmente aos momentos flectores.
Muralha baixa anteposta às muralhas, para defender o fosso. o acesso a pontes ou cidades. Fresta na muralha para atirar sobre o inimigo. Aberturas nos muros de sustentação para dar escoamento às aguas pluviais.
Contrução de acaso destinada a ser habitada, feita geralmente com materiais velhos e usados, sem um plano determinado.
Limitações à movimentação dos deficientes originadas pela concepção arquitectónica dos edifícios.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |