Liquidação, gradual e sucessiva ou de uma só vez, de determinado capital em dívida.
Conjunto de dados ou observações, recolhidos a partir de um subconjunto da população, que se estuda com o objectivo de tirar conclusões para a população de onde foi recolhida. Conjunto de situações (indivíduos, casos ou observações) extraídas de uma determinada população. Uma amostra diz-se representativa se as unidades que a constituem forem escolhidas por um processo em que todos os membros da população tenham a mesma probabilidade de fazer parte da amostra. Pode mesmo afirmar-se que as duas questões que se colocam mais frequentemente às amostras são a sua significância e a sua representatividade. A primeira refere-se aos efectivos da amostra, isto é, os seus quantitativos e, a segunda, à sua qualidade, ou seja, ao processo utilizado para se chegar à definição da amostra (vulgarmente designado por amostragem). Estas duas questões, normalmente, são resolvidas pelos investigadores, quer pelo recurso à consulta de tabelas, que nos permitem determinar o tamanho da amostra conhecida a população, quer pela utilização de determinados critérios probabilísticos.
Volume existente sob o revestimento que pode conter água acumulada.
Em avaliação imobiliária, a análise de imóveis comparáveis com o fim de se poder chegar a uma unidade de comparação estável.
Método de apoio à decisão entre projectos alternativos, implicando a listagem e contabilização financeira da globalidade dos custos e beneficíos de cada um desses projectos.
Termo genérico que cobre métodos usualmente utilizados em gestão de projectos tais como o CPA e o PERT e outros métodos de gestão de projectos baseados na análise de precedência de tarefas.
Técnica estatistica, com particular aplicação na análise de carteira imobiliária, e que se caracteriza pela quantificação da relação entre uma variável - a dependente - e um número de outras variáveis - as independentes.
Técnica utilizada em análise financeira e estudo de viabilidade de projectos que se caracteriza pela utilização de cenários alternativos definidos pela atribuição de diferentes valores a algumas variáveis sensíveis.
Avaliação dos aspectos de ordem prática e financeira de um projecto desde a sua concepção, passando pelo seu desenvolvimento, até à sua finalização.
Trata-se de um conjunto de métodos que permite a análise simultânea de medidas múltiplas para cada indivíduo ou objecto em análise, ou seja qualquer método que permita a análise simultânea de duas ou mais variáveis pode ser considerado como multivariado. Vários autores apontam algumas razões para justificarem a sua opção por análises multivariadas: (1) a utilização de testes estatísticos separados para cada variável provoca um erro tipo I demasiado elevado (ou seja, a propriedade de rejeitar a hipótese nula, quando ela é falsa, toma valores que ultrapassam o aceitável); (2) as análises ignoram muita informação importante contida nos dados (nomeadamente as correlações entre as variáveis intervenientes na análise); (3) algumas diferenças entre os grupos, quando analisados separadamente, poderão não ser significativas e, quando analisadas em conjunto, poderão revelar-se significativas. Nesta perspectiva, as análises univariadas deverão ser consideradas como complementares das multivariadas: face à constatação de diferenças significativas numa análise multivariada, esta deve ser precedida de testes univariados para identificar as variáveis que mais contribuem para a não rejeição das hipóteses nulas.
![]() |
©2025. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no![]() |