casas para venda

Notícias

Página Inicial » Notícias » Valor das casas cai 6% na avaliação dos bancos




Valor das casas cai 6% na avaliação dos bancos


Valor das casas cai 6% na avaliação dos bancos
O valor médio de avaliação bancária de habitação no Continente caiu no quarto trimestre do ano passado, para 1.152 euros/m2, ou seja, deu-se uma descida de 1% face ao terceiro trimestre e de 6% face ao homólogo.

Todas as regiões registaram quedas, mas as mais intensas verificaram-se na região Centro, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

No caso dos apartamentos, a queda da avaliação bancária foi de 0,6% em termos trimestrais e de 6,2% em termos homólogos.

Já no que respeita às moradias, a queda trimestral foi o dobro (1,2%) mas a variação homóloga foi menos negativa, tendo-se saldado num recuo de 4%.

Bancos dão menos crédito

A descida dos valores médios de avaliação de apartamentos verificou-se nas tipologias T1 ou inferior, T3 e T5 ou superior, tendo a tipologia T4 registado um aumento de 3% e a tipologia T2 estabilizado o seu valor. A descida mais influente na variação agregada foi a registada nos Apartamentos T5 ou superior com -4,3% face ao trimestre anterior.

No caso das moradias, com excepção das Moradias T1 ou inferior cujo valor de avaliação registou um aumento relativamente ao trimestre anterior, registaram-se reduções em todas as restantes tipologias, destacando-se as Moradias T4, que apresentaram a variação negativa mais acentuada.

Casas são 28% mais caras na Grande Lisboa e 26% no Algarve

As regiões da Grande Lisboa e do Algarve continuaram a apresentar os valores médios de avaliação bancária de habitação mais elevados, posicionando-se acima da média do Continente, 28,1% e 25,7%, respectivamente. A região do Alentejo Litoral (10% acima da média do Continente) manteve o terceiro valor mais elevado.

No outro extremo, o valor médio de avaliação bancária de habitação na região do Pinhal Interior Sul, situou-se abaixo da média do Continente cerca de 33,3%.

A Área Metropolitana de Lisboa registou diminuições de 0,9% e de 6%, em termos trimestrais e homólogos, respectivamente, e a Área Metropolitana do Porto registou decréscimos de 1,5% na variação trimestral e de 5,1% na homóloga.

Os respectivos valores médios de avaliação fixaram-se em 1.367 euros/m2 e em 1.151 euros/m2.

Fonte: Agência Financeira



Imóveis
Arrendamento e Férias
Escritórios e Lojas
Armazéns e Lotes Industriais
Imóveis para Rendimento
Quem somos
Parceiros
Contacte-nos
 
Empreendimentos
Casas para Venda
Imóveis para Rendimento
Casa Express Tv
Agentes Imobiliários
Software de Gestão Imobiliária e CRM
Notícias
Glossário
CasaExpress ©2024. Todos os direitos reservados
Termos de uso
Declaração de privacidade
Copyright
Siga-nos no
Facebook CasaExpress