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Protesto: restaurantes sem Multibanco hoje


Protesto: restaurantes sem Multibanco hoje
Atualizada às 13h10 com números de adesão

Se for a um restaurante esta terça-feira e pretender pagar comcartão, arrisca-se a não conseguir. Muitos restaurantes vão recusar esse meio de pagamento, como forma de protesto contrao aumento do IVA e as taxas cobradas pelo uso do Multibanco.

A iniciativa é da associação nacional dos empresáriosda restauração, a que se associou a AHRESP. Durante todo o dia, os restaurantes aderentes ao protesto vão recusar todos oscartões Multibanco.

O Movimento Empresarial da Restauração (MER) estima em cerca de 90% a adesão ao protesto, quecontesta o IVA a 23% no setor e o pagamento de comissões de 2,5 a 3% por cada pagamento através de terminais automáticos.

«Estaação é para alertar, nomeadamente a Unicre, que as comissões que estamos a pagar são um exagero. Acho que chegou uma alturade dizer basta», disse à Lusa o coordenador do MER, José Pereira.

«Salve-se quem puder. Simplesmente vamos morrertodos», é o mote do Movimento de Empresários da Restauração para este dia sem cartões.

«Garanto que no fim de2013, há mais de 100 mil desempregados só no nosso sector e mais de 20 mil empresas vão fechar», disse à TSF Mário PereiraGonçalves, o coordenador do movimento.

Num panfleto de promoção do protesto, o movimento refere que a Unicre, porano, só na restauração, cobra entre 85 a 90 milhões de euros.

A Unicre contesta o valor, garantindo que, de acordocom o seu Relatório e Contas de 2011, «as receitas obtidas junto de todos os comerciantes em 2011 totalizaram cerca de 167milhões de euros, representando a restauração pouco mais de 7% deste montante, ou seja, cerca de 11,7 milhões de euros».

Aempresa defende que «tudo o que dificultar a comodidade dos cidadãos, como a facilidade e segurança de pagar com cartões,não é positivo para os próprios cidadãos, sejam os nacionais, sejam os turistas que nos visitam» e lembra que «o mercado élivre e aberto e existem muitos outros operadores».

«Os preços acordados diretamente com cada um dos estabelecimentoscomerciais refletem a procura dos diferentes serviços que a Unicre oferece ao mercado, a pressão concorrencial, o tipo decartão, o volume de negócio objeto de pagamento com cartão, o montante da sua transação média, o tipo de canal através doqual é feito a transação (presencial, à distância, etc.), bem como as comissões devidas aos sistemas internacionais de cartões,aos emissores e processadores. Neste enquadramento, a Unicre tem feito um esforço considerável, em colaboração com os seusclientes, para reduzir os custos da operação, tornando-a cada vez mais eficiente, podendo assim baixar os preços junto doscomerciantes», conclui a empresa numa nota à imprensa.

Fonte: Agência Financeira


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