casas para venda

Glossário

Página Inicial » Glossário

Estrutura etária

Modo como uma população se encontra distribuída segundo os grupos de idade ou classes etárias, permitindo conhecer o peso absoluto e relativo de cada grupo ou classe. O conhecimento da estrutura etária de uma população é fundamental no estudo de fenómenos como o envelhecimento, o rejuvenescimento, a capacidade de reprodução das gerações, dependente das taxas de natalidade, etc. É usual representar graficamente a estrutura etária de uma população pela chamada pirâmide etária.

Estrutura familiar

Modo como a população de um determinado contexto espacial, seja uma cidade, uma região ou um país, se encontra distribuída segundo os diversos tipos de família, ou grupos domésticos, permitindo conhecer o peso absoluto e relativo de cada grupo ou tipo de família.

Estrutura fundiária

Expressão que identifica o conjunto de propriedades fundiárias cadastradas, com as suas características, sobretudo de tamanho, fertilidade do solo, e vocação (rural ou urbana). Pode depois encontrar-se traços comuns que permitam descrever e caracterizar uma estrutura como, por exemplo, minifundiária ou latifundiária, mais ou menos apta para o desenvolvimento urbano, ou carente de emparcelamento,

Estrutura urbana

Modo de expansão de uma aglomeração urbana e de consolidação da malha urbanística respectiva ou do modo como as formas espaciais se encontram estruturadas num determinado contexto urbano. Um dos autores que mais difundiu a noção de estrutura urbana foi M. Castells, o principal teórico do estruturalismo urbano. Contudo, aquela noção surge nos textos deste autor como sinónimo de estrutura espacial ou ainda como sinónimo de sistema urbano. A estrutura espacial urbana é para Castells o reflexo da própria estrutura social de uma sociedade e encontra-se analiticamente associada ao modo de produção dominante, ou ao sistema económico, sendo fundamentalmente a espacialização deste último.

Estrutura verde

Conjunto de espaços verdes (normalmente urbanos) hierarquizados e articulados entre eles, que corporizam uma atitude globalizadora, sintética e sistemática quanto à presença, uso e planeamento desses mesmos espaços num contexto urbano. Podem distinguir-se dois níveis: 1 - primário, ou seja os espaços verdes de grande dimensão (parques florestais ou urbanos com mais de 30 hectares) que asseguram a ligação harmoniosa com a envolvência rural e permitem a presença de equipamento desportivo, hortas urbanas, grandes extensões relvadas, etc e cuja capitação deve rondar por volta dos 20 m2 em aglomerações de mais de 100.000 habitantes; 2 - secundário, extensão local do anterior e constituído pelos parques de menor dimensão, jardins de bairro, pracetas, etc; deste tipo prevê-se uma capitação de 10 m2, inclusive em pequenos aglomerados.

Estudo de viabilidade do terreno

Estudo das potencialidades de um terreno para desenvolvimento de um projecto de promoção. Podem ser considerados no estudo os terrenos que se encontrem em diversas fases de licenciamento (informação prévia, estudo prévio, loteamento aprovado, projecto aprovado...) ou em situação anterior a qualauer uma destas fases, desde que em zona urbanizável ou que reúna as condições para, a prazo, o vir a ser. Um estudo de viabilidade do terreno será, usualmente, encomendado pelo promotor de um empreendimento ou pelo mediador do terreno a técnicos competentes.

Estudo de viabilidade imobiliária

Em termos de promoção imobiliária privada, é o estudo de um projecto imobiliário que inclui a análise da sua practibilidade física e potencialidade para gerar lucros.

Estudo prévio

Proposta elaborada pelo autor do projecto, depois da aprovação do programa base, visando o desenvolvimento da solução programada, essencialmente no que respeita à concepção geral da obra, sendo constituído por peças escritas e desenhadas e por outros elementos descritos na Portaria de 7/2/72 do Ministério das Obas Públicas.

Estuque

Argamassa de gesso e cal que serve para revestir tectos e paredes interiores.

ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais)

descr_termo Sistema de purificação parcial das águas provenientes de esgotos domésticos ou industriais, com a finalidade de as tornar próprias para integrar o ciclo hidrológico. Consiste num conjunto de tanques onde decorrem processos mecânicos, físicos e químicos, destinados a separar as matérias em suspensão nos efluentes e, através da oxigenação, regenerar a água, por forma a que esta possa ser entregue ao meio receptor (curso de água, lago, mar) sem pôr em risco a saúde pública.

1...6789101112131415...31
Imóveis
Arrendamento e Férias
Escritórios e Lojas
Armazéns e Lotes Industriais
Imóveis para Rendimento
Quem somos
Parceiros
Contacte-nos
 
Empreendimentos
Casas para Venda
Imóveis para Rendimento
Casa Express Tv
Agentes Imobiliários
Software de Gestão Imobiliária e CRM
Notícias
Glossário
CasaExpress ©2024. Todos os direitos reservados
Termos de uso
Declaração de privacidade
Copyright
Siga-nos no
Facebook CasaExpress