.A.E. (Taxa Anual Efectiva)
Corresponde à transformação das condições financeiras ao seu equivalente anual, tendo em conta as despesas e comissões.
Divisória ou parede delgada que não suporta carga, feita de tijolo ou de tiras de tábuas, engradadas e ripadas, que se cobre de argamassa ou estuque, servindo para a divisão de galerias, salas ou quartos.
Indicador que mede qual a percentagem do valor do empréstimo face ao rendimento de um agregado familiar.
Preço pelo qual os bancos emprestam dinheiro aos seus clientes.
Contribuições especiais entregues ao município devidas pela realização de serviços ou de infra-estruturas urbanísticas (Lei nº 1/87 de 6.1).
Madeira, com cor que varia de amarelo-palha a castanho, proveniente de uma árvore da família das verbenáceas, muito apreciada para construção civil e naval e para decoração pelas suas propriedades (aromática, moderadamente dura e pesada, pouco retráctil e muito durável).
Elemento construtivo que delimita por um espaço coberto (divisão de uma casa, apartamento, ou edifício em geral).
Peça de cerâmica, ardósia, metal, madeira ou vidro, utilizada no fabrico de um telhado. Existem vários tipos de telha, sendo as mais usadas os de Marselha, de canudo, canal ou meia-cana, flamenga, de ponta e de aba e canudo.
Cobertura de um edifício, construída por telhas. Há vários tipos de telhado, de acordo com a geometria da planta do edifício que cobre ou a vontade do projectista e do dono da obra. Consoante o número de planos que constituem um telhado, assim são designados: de uma água, de duas águas, etc.
Pavimento descoberto sobre um edifício ou ao nível de um andar. Eirado. No caso de construção de varandas, terraços, eirados ou obras semelhantes, quando sejam servidos de parapeitos de altura inferior a metro e meio em toda a sua extensão ou parte dela, tem de existir uma distância para o prédio vizinho de metro e meio (art.º 1360º CC).
©2024. Todos os direitos reservados Termos de uso Declaração de privacidade Copyright |
Siga-nos no |